domingo, 21 de março de 2010

Ilustres

Em um momento de volta de um dia de trabalho, já no quarteirão de casa, em frente à sala de cinema, até então Cine iG, lembro de ter visto 3 pessoas encontrando-se. Foi questão de segundos, poucos. Pouco vi, pouco ouvi, mas muito desenvolvi em meus floreios. E aqui trago o que leio e releio e encontro o mais belo dos textos que já pude fazer, imagino eu.

Olha só para esses três, na calçada!
Conversam porque se esbarraram.
Lembraram-se uns dos outros por terem estudado juntos!
Talvez na faculdade. Não sei, não conheço.
Perguntam de outras pessoas.
Talvez as procurem aqui, no Orkut, quando chegarem em casa.
Talvez esqueçam-se, relembrando-se apenas no próximo esbarrão.
Isso me parece uma cena tão cotidiana!
Eu mesma me vejo nela a todo instante nos quais esbarro com alguém, que me dê satisfação e boas recordações...
Eu olhei para o trio ali, conversando,
Olhei porque passei, sem querer olhei e escutei,
Os olhos desviei, mas involuntarimente aquele segundo me fez pensar

Que,

As pessoas se esbarram porque se conhecem
Algumas pessoas se esbarram porque se conhecem
Se reconhecem e se esbarram
Se esbarrassem, sem conhecerem-se talvez nem se olhariam
Talvez olhariam se não conhecessem
Algumas se conhecem e fazem não conhecer
Outras pessoas te conhecem sem te deixar saber, pois te olham e você não vê
Ou porque olham com olhos de não querer ser visto
Algumas pessoas não te conhecem, mas quereriam se esbarrassem
Algumas pessoas acham que teconhecem
E algumas conhecem, de fato

E eu mesma não me conheço
E, apesar disso, conheço a mim mais do que a você
Conheço-me mais do que você a mim
Mas talvez desconheçamos o que um conheça do outro, sem a mútua consciência
E esse é um mistério que talvez nem uma boa conversa esclareça!
Mas conversar ainda é o melhor remédio.
Aos que se calam, remediado está,
Ainda que mera anestesia,
Que não cura, só alivia.

Sheyna Adamo Attar

:) Vamos lá a mais uma jornada...quem sabe trago novas histórias da vivência no trem??

bjs

3 comentários:

  1. O esbarrar também é importante. Esbarrei já com vários amigos pelos blogs, amigos que estava só esperando para conhecer.

    Gostei do seu comentário sobre o tango lá no meu blog =).

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Mundos adversos, mundos contrários,
    mundos agigantados, mundos variados.
    Mundo de ninguém, mundos de alguém, mundo
    voluntários, mundos sem juizos.
    Uns que se procuram, outros que se acham,
    outros que sussegam o facho e nada acredita.
    Mundos dos hipócritas, mundo dos humanos,
    mundos insanos, mundo da alegria.
    Mas com todos esses mundos, nos passeios
    que vários damos, tiramos fotografias na tela do pensamento... mas donde será que conheço, se te ver n'algum recanto, me perdoe, eu me esqueço... Você sabe o meu nome, perdoe, nem sei o seu, como assim não sabes, se chegaste em mim primeiro? Loucuras? Não. o cotidiano, o metrô que anda por baixo do solo, feito tatu que se esconde. As buzinas é o que se ouve, menos os nomes e a gente faz a travessia, sequer somatizamos o que o tempo resumia, horas danadas, como corres, sequer me avisas nem me espera alcançar... Ei como assim, não lembro de hoje cedo ter visto em meu espelho, esse risco no meu rosto, será uma ruguinha, será? Desliga o automático. Hora de dormir, eu acho.

    Linda, eu adorei a tuas letras lá em
    meu recanto. mto bom!
    Dançar nos permite deslizar, relaxar e comungar com a valsa que nos chama a cantar...
    É isto mesmo a dança é tudo, expressão corporal que se desnuda... Eu adoro tango e sequer sei dançar por tão excitante que se mostra.

    Feliz semana pra ti
    Bjs
    Livinha

    ResponderExcluir
  3. Boa noite minha linda.
    Estou passando bem rapidinho pq a minha net está sofrendo uma queda constânte,obrigado pelo seu comentário.
    Aqui chove muito.
    Beijos minha linda.

    ResponderExcluir