sábado, 21 de março de 2009

Orgulho por ser brasileiro

Todos os dias, se prestarmos atenção ao redor de nós mesmos, podemos ouvir pessoas, e até mesmo nós, entre amigos, colegas de trabalho, conversas sobre patriotismo. Alguns AMAM o Brasil, outros destestam, e assim vai.
Inúmeros campanhas publicitárias são influenciadas pelo tema: Sou Brasileiro, não desisto nunca!, Orgulho em ser brasileiro, entre outros apelos emocionais.

Têm outros brasileiros que me dão orgulho, o que NÃO é o caso do nosso molusco, como se referiu a ele um cômico, na internet, Lulinha. Dorival Caymmi, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Monteiro Lobato, e Oswaldo Montenegro. São alguns dos nomes. E hoje falo do último.

Entre seus inúmeros dons artísticos e produções culturais, adoro o resultado desta:
Travessuras
"Eu insisto em cantar
Diferente do que ouvi
Seja como for recomeçar
Nada mas a que há de vir
Me disseram que sonhar
Era ingênuo, e daí?
Nossa geração não quer sonhar?
Pois que sonhe! É que há de vir!
Eu preciso é te provar
Que ainda sou o mesmo menino
Que não dorme a planejar travessuras
E fez do som da tua risada um hino."
{Quem me conhece sabe, essa música foi feita para mim!}

Agora, talvez um dos melhores de seus frutos:
A Oficina dos Menestréis. Inúmeros musicais de altíssima qualidade intelecto-criativa. É impressionante o jogo de luz e sombra utilizado! Não é preciso cenário, só os corpos, a luz que refelte a sombra, que em cojunto da música, transmitem as sensações que lhe causam ou, me causam arrepios! Pronto. Tudo isso num teatro simples, que até se transforma. (Teatro Dias Gomes)

Noturno foi para mim, como o que dizem do primeiro beijo, que nunca esquecemos. Além de ser o primeiro que EU assisti, foi também a primeira montagem de Noturno, que orgulhosamente voltei a ver em 2005, e continuava e será sempre lindíssimo!
Sinopse: Escrito e montado em 1991, em São Paulo, foi e é até hoje, o espetáculo de maior sucesso na capital paulista. Praticamente todo ano, é remontado na cidade, formando filas de jovens na entrada do teatro. No palco, uma média de 50 jovens atores, homenageiam os aspectos positivos da noite. É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos; é o horário do amor, do sexo, dos mistérios. Em 97, ficou 2 meses em cartaz em São Paulo, trazendo desta vez o musical em CD. Em 98, outras cidades como Brasília, começam a receber Noturno.


(prévia desatualizada, vídeo de 2006)

Recentemente foi incluído o Projeto Cadeirantes, que dá a oportunidade e acessibilidade a usuários de cadeiras de rodas que sonham com palcos, carreiras, entre outros de seus possíveis sonhos!

Bons musicais pedem vozes encantadoras, como a de Eduardo Costa. (e você pode conferir Cristal e qualquer outra opção aqui)
Parabéns! Pela iniciativa, pela inteligência, por plantar sementes. E o parabéns não somente ao Oswaldo, mas a todos envolvidos nos resultados aos quais podemos presenciar nas apresentações! Eu recomendo! (E quem quiser ir me chama que vou junto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário